terça-feira, 25 de junho de 2013

Pinchás



Titulo: Passando o mandato
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) Cap. 27: 12-23
Personagens: Moshé e Ioshua
Materiais: Um bonequinho para cada personagem, um bastão, um telefone.
Resumo:
(Observação para os adultos: Moshé e Deus terão um dialogo).
Adulto (contador): Depois de caminhar muuiiiitoooos anos pelo deserto, Moshé estava tão cansado que já não tinha mais forças. Deus chamou ele e disse:
Deus: Moshé! Moshé!
Moshé: Sim, Senhor, aqui estou, como sempre.
Deus: Vejo que você está muito cansado, já não sei o que fazer. Queria te mostrar a terra de Israel. Vamos fazer assim, sobe nessa montanha, que é bem, bem alta, como um prédio, arranha céu, e dali poderá ver a terra de Israel, que daqui a pouco tempo o povo vai entrar.
Moshé: Maaaaa.... mas é muito alta! Espero que tenha um elevador... Bom, vou subindo, porém, queria te falar uma coisa. Já estou muito grande e cansado, já não posso caminhar tão rápido como andava antes, assim acho que seria bom que esse povo pudesse ter um outro líder, outra pessoa que poderá ajudar no caminho.
Deus: Que boa ideia. É importante porque cada um tem que fazer a sua parte e depois outros podem continuar. Esse jovenzinho, Ioshua Bin Nun, eu sempre gostei. E ao seu lado aprendi bastante. Assim que você for chamá-lo vou dizer o que faremos.
Moshé (por telefone): Ioshu, estou aqui falando com o chefe e ele falou para você vir aqui rapidinho.
Ioshua (por telefone): Mas justo agora, que estou jogando bola com meus amigos...
Moshé (por telefone): Vamos ver se me entende, quem está te chamando é o “Kadosh Baruch Hu”.
Ioshua (por telefone): Ah, bom... Se tivesse começado por aí... Já estou indo.
Adulto (contador): Ioshua chega até Moshé e os dois seguem exatamente as instruções de Deus para passar o mandato. Deus disse a Moshé que colocasse suas mãos sobre a cabeça de Ioshua, que fizesse uma brachá como a benção dos filhos e que entregasse o seu bastão. Dessa forma, Ioshua se tornou o sucessor de Moshé e Moshé promete que enquanto tiver um pouco de força ia mostrar tudo o que Ioshua precisasse para liderar o povo.
Moral: É importante buscar ajuda quando estamos muito cansados.
Refletindo: Por que são necessárias mudanças? Devemos questionar as leis? Por quê? Como as mulheres conseguiram maior igualdade ao longo da história? Que mudanças isso trouxe para o mundo? Meninos podem fazer coisas de meninas e vice-versa? O que define se uma coisa é de menino ou de menina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário