sexta-feira, 14 de junho de 2013

Baalotechá



Titulo: O Importante É Estar Bem Acompanhado
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) – Capitulo 10
Personagens: Moshé
Materiais: Um bonequinho para Moshe, dois imãs, um shofar ou algo semelhante.
Resumo: Adulto: Sabem, estava pensando sobre como o povo de Israel fazia, enquanto estava no deserto, para ir de um lugar até outro. Acho que não existiam ônibus... Quem sabe poderiam ir de avião? Não, acho que não existiam aviões também. Já sei! Viajavam de barco! Mas, não, no deserto não tem água! Como será que eles faziam? Vocês têm alguma ideia?
          Moshe: Eu estava lá. Querem que eu conte como era? Vou contar, era assim: O acampamento era muito, muito grande. Todos nós estávamos divididos em doze partes diferentes. Alguns por ali, outros lá, outros mais aqui. Tudo bem organizado. E nisso, de repente, Deus fazia um sinal para mim e me dizia: “Moshe, Moshe, atenção, vamos continuar a caminhada!”. Iamos C-A-M-I-N-H-A-N-D-O, C-A-M-I-N-H-A-N-D-O... Vocês conseguem imaginar isso? Não tinha carros, nem ônibus, nem aviões, nem barcos. Por isso, pegávamos o shofar e tocávamos bem forte. Tututu, tututu, tututu. Assim, o som chegava em todos os lugares do acampamento e o povo sabia que quando escutava o shofar, tinha que prestar atenção e começar a arrumar suas coisas. Era como hoje quando toca o telefone. Tem que escutar o som para atendê-lo.
          Adulto: E como vocês sabiam até onde tinham que ir? Tinham um GPS?
        Moshe: Nããooo! Não existia GPS. Não tinha nem guia. Na verdade... Sim, havia um guia. Era uma nuvem... Em cima do acampamento tinha uma nuvem. Mas não era como essas de quando o dia está nublado. Era uma nuvem que cuidava da gente. Quando ela aparecia, a gente se sentia seguro e protegido. Depois de escutar o som do shofar e todos ficarem bem atentos, víamos que a nuvem se levantava um pouquinho. E, assim, todo o acampamento começava a caminhar, seguindo a nuvem. Eram como dois imãs, grudados um no outro, quando separamos um pouquinho e mexemos um deles, o outro vai junto.
          Adulto: Sabe o que eu estou pensando? A nuvem era, para o povo de Israel, uma companhia no deserto. E, na verdade, isso que é importante: estar sempre bem acompanhado. Igual quando caminhamos pela rua, o importante é com quem estamos de mãos dadas, com a mamãe, com o papai, com um irmão ou irmã ou com outro adulto que gostamos bastante.
Moral da História: Mais importante que o caminho, é com quem caminhamos,
Refletindo: Nem sempre agimos de forma certa, porém se, em geral, formos bons, podemos errar? Se errar não for um hábito, podemos ser desculpados? Que tipo de pessoas perdoamos? Sempre perdoamos? Todos os envolvidos perdoam? Julgamos mais quem acerta mais ou quem erra mais? Por quê?
Material Associado: Meu Malvado Favorito (Filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário