quarta-feira, 12 de junho de 2013

Bamidbar



Titulo: Com ordem cuidamos.
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) – Capitulo 1
Personagens: Moshé e Aaron
Materiais: Um bonequinho para Moshé e outro para Aaron e mais 12 bonequinhos, um para cada tribo, peças de lego e calculadora. 

Resumo: Moshé e Aaron: Olá amiguinhos. Shabat Shalom! Que Shabat especial que temos hoje. Estamos começando um novo livro da Torá. Se lembram quantos livros tem a Tora? Hoje estamos começando o que está antes do ultimo. Se chama Bamidbar e ele conta histórias que vivemos como povo quando saímos de Mitzraim (Egito) e caminhávamos pelo deserto até a terra de Israel.
Esse livro tem muito, mas muitos números e os números são muitos, realmente muito grandes. É bom usar uma calculadora para ajudar-nos quando começamos a ler e aprender sobre esse livro...
Deus pediu a nós dois (Moshé e Aaron) que contássemos a quantidade de pessoas do povo, para isso pedimos para que cada casa contasse quantas pessoas viviam... Ahhh, que bom que estão aqui amiguinhos, porque vocês nós ainda não contamos... Vamos pegar a calculador e ver, em sua casa, quantos são? Quantos vivem? Muito bem, agora sim, contamos todos.
Uma vez que sabíamos quantas pessoas éramos no total, tínhamos que nos organizar. A ordem é muito importante. Por exemplo, quando terminamos de jogar um jogo, temos que guardá-lo para que o espaço fique lindo e organizado, para que não se perda nem se quebre e da próxima vez que formos brincar, saberemos onde está.
Outra coisa que aprendemos essa semana é que a Torá é muito importante e para poder cuidar dela com carinho a colocamos no meio entre todos. Cada família se colocava em um lugar especial perto da Torá, é como quando jogamos um jogo de tabuleiro, vocês gostam?
Como os nossos antepassados, nós temos que organizar tudo o que fazíamos, igual na época do deserto, como fazíamos com a nossa Torá, para poder cuidar das coisas mais importantes

Moral da história: Com ordem cuidamos das coisas.
Refletindo: Você acredita que a Torá é universal e atemporal? Porque? Precisamos seguir todas as regras dela da mesma forma, em todos os lugares? Porque a Torá foi entregue no deserto? Como construir algo novo quando já há algo estabelecido?
Material associado: Os deuses devemestar loucos - filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário