quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nassó




Titulo: Festa de Inauguração
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) – Capitulo 7
Personagens: Moshé e Aaron
Materiais: Um boneco para cada personagem, dois ou três para serem os príncipes das tribos, dois ou três bichinhos.
Resumo: Moshe – Olá, amigos. Shabat Shalom! Hoje, eu vou lhes contar sobre uma festa... Mas é uma festa especial. É uma festa para comemorar a alegria de terminar um trabalho. Como assim? Hummm... Imagine que você está no seu quarto jogando um jogo de construção ou montando um quebra-cabeça. O que você vai fazer assim que terminar de construir ou montar?
           Se fosse eu, iria direto contar para minha mãe ou para o meu pai, não conseguiria me segurar de tanta alegria e gostaria que todos fossem ver o que eu fiz, para ver se eles acham tão legal quanto eu.
          Esta semana, a Torá nos conta uma história parecida. Quando todos que estavam no deserto terminaram de construir o Misbeach, que era como nosso Beit Haknesset no deserto, cada uma das doze tribos do Povo de Israel quis trazer um presente para a grande festa de inauguração.
          Foi igual quando a gente vai numa festa de aniversário ou colocar a Mezuza na porta da casa de um amigo, sempre levamos presentes para mostrar que estamos felizes de compartilhar esse momento com eles.
          Os costumes vão mudando com o tempo, e da mesma forma que hoje gostamos que nos deem brinquedos ou alguma guloseima gostosa, na época da Torá, sabe o que se dava? Bichinhos... Por isso teria que ter muitos lugares para colocar tantos bichos, imaginem que engraçado. Ainda bem que os costumes foram mudando até que chegamos no que fazemos hoje e, cá entre nós, é muito mais gostoso e divertido um chocolate ou um brinquedo!
          Quando todos os convidados, um para cada uma das doze tribos de Israel, chegaram com seus presentes, Aaron – meu irmão – quis também agradecer a todo o povo que veio comemorar e lhes deu uma brachá de presente.
          Iebarechecha Ashem Beishereca, Iaer Ashem Palab Eleca Beichuneca, veiasem leechá Shalom!
Moral: Comemorar é compartilhar a alegria.
Refletindo: Por que sentimos ciúme? Dá para controlá-lo? O que fazemos quando temos este sentimento? Fazemos as coisas mais para nos mostrar ou porque realmente gostamos de algo? Por que temos que abrir mão das coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário