terça-feira, 11 de junho de 2013

Behar – Bechucotai

Titulo: Finalizando o 3º livro da Torá
Proposta de versículos para adultos: Vaicrá (Levitico) Capítulo 25
Personagens: Aaron
Materiais: Um bonequinho para ser Aaron, algo que possa ser o shofar, um Tanach ou livro que use como a Torá.
Resumo:
Olá amiguinhos, como estão? Eu sou Aaron e estou muito contente de me reencontrar com vocês nesse Shabat. Para mim e para toda a minha família, a dos Cohanim este Shabat é muito especial e vou contar para vocês o porque.
A Torá, esse livro que tenho aqui, tem dentro dela 5 livros, é como... Já viram um jornal, que muitas vezes vem com muitas partes dentro e todos os domingos o papai lê uma parte, enquanto a mamãe vai lendo outra e inclusive tem algumas partes (como a de carros e outras de coisas de supermercado) que dão para que as crianças mais novas possam se divertir um pouco. Então, assim a Torá tem dentro dela cinco livros, vamos contar juntos? Um, dois, três, quatro, cinco.
Hoje, nesse Shabat estamos terminando o livro numero três e como já contei para vocês esse livro conta com muitos detalhes tudo o que eu e minha família temos que fazer representando todo o povo e como estamos finalizando a leitura desse livro estamos muito contentes, porque aprendemos muito e estamos maiores e prontos para começar o próximo livro... Mas antes eu vou contar uma coisa que está escrito no final desse livro que estamos terminando hoje.
A Torá nos conta que no monte Sinai Deus nos disse e ensinou sobre a importância do dia de Shabat, em poder fazer nesse dia atividades que nos gostamos muito: estar com a família, brincar, usar roupas bonitas que gostamos, comer uma comida diferente e muito gostosa, brincar com os amigos no Shabat e com a comunidade.
Assim contamos 6 dias na semana onde vamos para a escola, brincamos, aprendemos, fazemos esportes, música e muitas outras coisas, então chega o esperado dia de Shabat e nós descansamos, a Torá nos ensina que a terra também precisa descansar. Durante 6 anos podemos plantar, colocar água com muito amor e cuidar muito da terra até que ela nos dê seus frutos, porem quando chega o ano de numero 7 (assim como quando chega o dia 7, que é Shabat), se escuta o som do shofar bem forte que nos diz: “Esse é o ano de numero 7, Shnat Hashabaton, o momento de deixar que a terra também descanse”
Moral da história: Aprendemos que é importante respeitar os momentos de descanso de todo mundo, os nossos, o do papai, da mamãe, dos irmãos, amigos e também da natureza.
Refletindo: Qual a importância da natureza em nossas vidas? Como usufruir da natureza da melhor forma possível para todos, incluindo ela mesma? Como o ser humano pode ser útil para a natureza? Que cuidados devemos ter com a natureza? Qual o futuro da natureza nos dias de hoje?
Material associado: Avatar –Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário