quinta-feira, 20 de junho de 2013

Balac




Titulo: Confiança
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) Cap. 22
Personagens: Balac (Rei de Moab), Bilam (feiticeiro) e uma jumenta.

Materiais: Um bonequinho para cada personagem, animalzinho para fazer a jumenta, bastão.
Resumo: Adulto (narrador): Há muito tempo atrás, existiu um rei que se chamava Balac. Ele era o rei do povo de Moab. Nos jornais do povo começaram a publicar noticias sobre o povo de Israel. O rei Balac começou a ter um pouco de medo, ele era um rei muito medroso. Tinha medo de tudo, medo de água, de escuro, de comer muito e ficar com dor de barriga. E tinha medo do povo de Israel. Então ele teve uma ideia: chamou o feiticeiro (o feiticeiro é como um mago ou bruxo) para que falasse umas palavras mágicas e que não deixasse o povo de Israel continuar andando e avançando.
Primeiro ele ligou celular do feiticeiro:
Balac: Oi, quem fala é o Bilam?
Bilam: Sim, sou eu. Quem é?
Balac: É o Balac, rei de Moab. Por favor, você poderia jogar uma praga no povo de Israel, com seus poderes mágicos?
Bilam: Não sei, preciso pensar. Tenho a  agenda cheia. Deixa-me ver... Bom, está bem. Eu vou, pera aí... Então, Deus está me dizendo que eu vá, mas que eu só posso dizer o que Ele me disser.
Balac: Ah! Que bom! Nos encontramos amanha, as 10 horas, na esquina da montanha com o arbusto.
Bilam: Está ótimo. Estamos marcados.
Adulto (narrador): No outro dia, Bilam acordou muito cedo porque estava ansioso e não conseguia mais dormir. Tomou um delicioso café da manha, escovou os dentes e saiu. Como nessa época não existiam carros, ele subiu na sua jumenta e ela começou a andar, e andar, e andar, até que de repente, ela parou de uma vez. Bilam quase caiu da jumenta. Ele não entendeu o que estava passando. Na frente da jumenta tinha um anjo, um enviado de Deus, que somente a jumenta via. Bilam não enxergava o anjo. Bilam ficou muito nervoso porque estava ficando atrasado e então começou a dizer “vamos, vamos”. Então ele agarrou o seu bastão e bateu 3 vezes na jumenta e algo maravilhoso aconteceu. Os animais não falam, mas a boca dessa burra se abriu, olhou para Bilam e disse: “Mas o que está fazendo? Por acaso não sou sua amiga e sempre te levo sem atraso a cada lugar que precisamos ir?”. Bilam sabia que a burra tinha razão e se sentiu muito envergonhado. Nesse momento seus olhos se abriram bemmm grande e pode ver o anjo que não os deixava passar. Desceu da jumenta, pediu perdão e lhe deu muita graminha e água, prometendo que nunca mais ia bater nela.
Moral: Temos que confiar nos bons amigos.
Refletindo: Você já quis dizer alguma coisa e a pessoa entendeu outra? Como você se sentiu? Você já entendeu uma coisa diferente do que queriam dizer? O que isso gerou? Como você acha que as tecnologias interferem na comunicação?
Material Associado: O Mentiroso (Filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário