quarta-feira, 19 de junho de 2013

Chucat



Titulo: Não se deve bater
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) – Capitulo 20: 1-12
Personagens: Moshe e o povo
Materiais: Pedra e Bastão
Resumo: Adulto (Contador): Vou contar para vocês uma história que aconteceu faz muito tempo, quando estávamos no deserto. Havia um poço de água que acompanhava o povo de Israel enquanto caminhava e ia de um lugar para o outro.
          Uma hora, esse poço desapareceu. Aí, todo o povo começou a reclamar, dizendo: “Água, água, estamos com sede! Queremos voltar para o Egito, onde tinha água. Água, água, aqui não tem nem um mercado para comprar água!”.
          Moshe estava muito preocupado e não sabia bem o que fazer. O povo estava muito agitado mesmo. Então, foi perguntar para Deus o que ele tinha que fazer.
          Moshe: “Deus, Deus, você está ouvindo o que o povo está dizendo? O que eu posso fazer? Como conseguimos água? Tem alguma ideia?”.
          Deus: “Espera aí, deixa eu ver... O que você tem aí na mão? Um bastão, que bom, acho que vai servir para algo. É como uma varinha mágica, exatamente o que precisamos. Deixa eu ver, agora... O que tem aí perto...? Hum... Perfeito, essa pedra é excelente! Você vai fazer o seguinte, vai até a pedra, vai pedir silencio absoluto para todo o povo e vai pedir para eles prestarem atenção, porque depois das palavras mágicas que você vai dizer, vai sair água desta pedra. Agora, preste muita atenção à ordem que você deve fazer as coisas:
1     – Levantar a vara 
2      - Pedir silêncio 
3      - Dizer as palavras mágica 
Entendeu?" 
Moshe: “Entendido... Mas... Quais são as palavras mágicas?
Deus: “Ah, verdade, esqueci, onde é que eu estava com a cabeça...? As palavras são: abracadágua, saia água. É fácil de lembrar porque abracadágua rima com água!” 
Adulto: Moshé foi fazer as coisas rapidamente na ordem que Deus tinha dito. Lembram? 1 – Levantar a vara; 2 – Pedir silêncio; 3 – Dizer as palavras mágicas. 
Moshe estava tão nervoso com as reclamações do povo que pegou a vara e, para pedir silêncio, de tão nervoso que estava, bateu duas vezes na pedra dizendo: “Antenção, atenção, vai sair água desta pedra!”. Imediatamente começou a sair água da pedra. 
Mas Deus ficou muito triste porque Moshe em vez de dizer as palavras mágicas bateu na pedra.
Moral: Quando queremos algo devemos dizer as palavras mágicas – como por favor, com licença, obrigado, desculpa – mas nunca bater. 
Refletindo: Sempre colhemos os frutos de nossas ações ou podemos fazer coisas para que os outros se beneficiem também? Qual a nossa relação com as gerações futuras? O que queremos deixar para elas? 
Material Associado: Não Deixe o Samba Morrer (Música)

Nenhum comentário:

Postar um comentário