quinta-feira, 4 de julho de 2013

Matot – Massê



Titulo: Álbum de fotos
Proposta de versículos para adultos: Bamidbar (Números) Cap. 30: 2-3; Cap. 33: 1-2
Personagens: Moshé e seu filho Guershon
Materiais: Fotografias antigas, um bonequinho para Moshé e um para seu filho.

Resumo:
Moshé: Olá, amiguinhos! Shabat Shalom. Estamos terminando o quarto livro da Torá. O próximo é o ultimo!
Está semana a Torá nos conta sobre as 42 paradas que fizemos no deserto, desde que saímos de Mitzraim (Egito). Quando para em algum lugar a Torá nos conta algo que aconteceu ali, e em cada parada podemos aprender algo.
Vocês gostam de olhar fotos? Que tipo de fotos gostam de olhar, por exemplo?
Bom, isso são como as fotos, que nos lembram de momentos que vivemos.
Por exemplo, outro dia eu estava conversando com meu filho Guershon:
Moshé: Filho, você se lembra dessa pracinha?
Guershon: Sim, nós vínhamos aqui com nossos primos. E se lembra, papai, que nesta montanha tomamos um sorvete?
Moshé: Sim, você tinha se comportado super bem e eu te comprei um sorvete de morango, o que você mais gosta.
Moshé: Sabe, agora me lembro, faz pouco tempo que me encontrei com um Sofer e ele me contou um segredo
Guershon: Papai, o que faz um Sofer? Eu não me lembro bem.
Moshé: O Sofer é uma pessoa que escreve a Torá. Ela escreve no pergaminho, com uma pena e tinta. Bom, eu estava te contando, o Sofer me disse que cada coluna da Torá tem justamente 42 linhas, lembrando essas 42 trechos no deserto. Me dizia que quando terminamos de ler um trecho, antes de ir para o próximo, temos que nos perguntar o que aprendemos. Da mesma forma que ao final de cada dia, devemos parar para pensar como esse dia foi e relembrar tudo o que aprendemos, as coisas que gostamos, as brincadeiras que tivemos e em todas as coisas boas que aconteceram em casa e com os amigos.

Moral da história: De cada momento podemos aprender alguma coisa.
Refletindo: Herdamos o judaísmo de nossos patriarcas e matriarcas, qual a nossa responsabilidade com a religião e a tradição? Temos que transmiti-la exatamente como a recebemos? Como influenciamos as pessoas a nossa volta e somos influenciados? O judaísmo é uma herança exclusivamente genética?  O judaísmo herde elementos de outras culturas? Outras culturas herdam elementos do judaísmo? Consegue pensar em exemplos/situações?
Material associado: O poderoso chefão - Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário