sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vaicrá



Título: Conversando com Deus
Proposta de versículos para adultos: Vaicrá (Levitico) Cap. 1
Personagens: Aaron
Material: Um bonequinho para Aaron, bonequinhos para fazer o povo, bichinhos para fazer de korbanot, uma mesinha de brincadeira para fazer o altar.
Resumo: Olá, eu sou Aaron! O irmão de Moshe.
                   Hoje estou muito contente porque estamos começando a ler o terceiro livro da Torá, Vaicrá. Este livro também é conhecido como Torá Cohanim, o ensinamento dos sacerdotes, como eu, que sou Cohen.
Há muitos anos, nós, cohanim, tínhamos muito trabalho no Mishkan.
Sabe o que fazíamos? Fazíamos os korbanot. Da mesma forma que hoje o modo que temos de falar com Deus é fazendo tefilá, há muito tempo a forma que tínhamos era fazendo korbanot, ou seja, oferendas para Deus.
Como eram os korbanot? As pessoas da comunidade traziam ao Mishkan seus bichinhos e nós, os cohanim, os colocávamos no altar e os entregávamos a Deus.
                   Existiam diferentes tipos de oferendas, da mesma forma que hoje em dia temos diferentes tefilot (a da manhã, a da tarde, a da noite, quando fazemos uma viagem, quando nos recuperamos de uma doença).
                   Eu, como Cohen, estou muito contente que agora as pessoas não precisam mais trazer oferendas. Primeiro porque sobra mais tempo para eu ler histórias, já que não tenho tanto trabalho. E segundo, e mais importante, é que é sempre muito bom aprender novas formas de comunicação. Deus está em todos os cantos. Quando alguém tem vontade, pode entrar em contato direto com Ele, para poder pedir, agradecer ou contar o que quiser.
Espero que gostem deste livro. É muito especial. Inclusive, há um costume tradicional das crianças começarem o estudo da Torá desde pequeno justamente por causa deste livro.

Moral: É sempre bom se adaptar às novas tecnologias de comunicação.
Refletindo: O que você acha que é Deus? Você se comunica com ele? Como? Existe uma forma única/universal de manifestar sua espiritualidade ou cada pessoa pode ter um caminho particular para isso? Qual a importância de renovarmos nossas práticas para que, ao invés de automatizadas e mecânicas, sejam momentos vivenciados plenamente e de coração?
Material Associado: TodoPoderoso (Filme)
                                   Se Eu Quiser Falar Com Deus, Gilberto Gil (Música)

Nenhum comentário:

Postar um comentário