terça-feira, 7 de maio de 2013

Shemot



Título: Ajudando o povo
Proposta de Versículos para adultos: Shemot (Éxodo) 2:10 – 3:4
Personagens: Moshé, 2 bnei Israel (filhos de Israel), 1 egípcio, 1 midianí (que vem de Midian)
Materiais: Um boneco para cada personagem, animais.

Resumo: Estamos começando o segundo, dos cinco livros da torá. Os bnei (filhos de) Israel eram escravos no Egito, eles tinham que fazer trabalhos muito pesados e à noite ficavam muito cansados de tanto esforço. Ficavam tão cansados que ao fim de cada dia pediam a Deus que, por favor, os tirassem dali. Deus escutou o pedido dos bnei de Israel e começou a buscar uma pessoa que poderia ajudar ele nessa importante tarefa.
Procurou muito, entre todas as pessoas do povo, mas não encontrava, até que de repente viu que Moshé sempre ajudava nas situações em que alguém não se comportava bem. Por exemplo, uma vez, Moshé saiu para passear e viu que um egípcio estava brigando com um bnei Israel, então olhou bem no olho dele e com o dedo levantado disse: “Isso não se faz, é muito feio, não faça isso nunca mais”. No dia seguinte, quando caminhava perto da cidade de Midian, viu que umas pessoas não permitiam que alguns animais tomassem água do poço, Moshé se irritou muito e ajudou os animais, para que todos pudessem tomar água.
            Deus não teve duvidas, viu que Moshé era muito bom e resolveu que ia pedir para que ele o ajudasse a tirar os bnei Israel do Egito, já que lá eles não estavam sendo bem tratados.
            Em Midian, Moshé conheceu Tzipora, sua esposa e com quem teve um filho chamado Guershon. Em Midian, Moshé saia para passear com os animais do pai da Tzipora e em um desses passeios Deus apareceu atrás de um arbusto e disse para Moshé: “Moshé, Moshé, preciso da sua ajuda...” Moshé não podia acreditar que Deus estava falando com ele e respondeu: “Minha ajuda?... Mas não pode ser de outra pessoa?”, mas no fim da conversa Moshé acabou dizendo que sim, que ajudaria Deus.
            O povo de Israel já tinha um amigo que os ajudaria a sair do Egito! Esta é a história de Moshé, ele entendeu que cada um tinha que fazer a sua parte para poder ajudar a todos os amigos.

Moral da História: Cada um é importante para formar um povo.
Refletindo: Você é bom em tudo o que faz? Tem todas as qualidades necessárias para cumprir qualquer tarefa? Mesmo sendo uma pessoa muito boa e capaz, é possível não precisar de ninguém? Como escolhemos um líder? É aquele que faz mais bagunça ou aquele que é legal com todo mundo? Você poderia/gostaria de ser um líder? Pense em uma pessoa que você vê como um líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário