quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ki Tissá



Título: Criatividade e Descanso
Proposta de versículos para adultos: Shemot (Êxodo) 30:11 – 31:17
Personagens: Betsalel, Povo de Israel
Materiais: Um bonequinho (ou fantoche) para Betsalel, 3 para o povo, um pote para usar de caixa de tzedaká, 3 moedas de brincadeira (pode-se desenhá-las no papel ou traçar seu contorno)

Resumo: Olá, Shabat Shalom! Eu sou Betsalel. Dizem que sou uma pessoa muito criativa. Eu gosto de desenhar, pintar, tocar instrumentos musicais e fazer coisas com argila.
            Hoje quero contar uma coisa para vocês sobre o que aconteceu enquanto caminhávamos pelo deserto. Lembram? Depois de receber os 10 mandamentos, Deus tinha nos explicado como teríamos que construir o Mishkan (o lugar onde guardávamos as duas tábuas com os 10 mandamentos).
            O povo era formado por muita gente, mas não sabíamos exatamente quantos... Em um momento, Deus pediu para que cada um de nós colocasse uma moeda de “Meio Shekel” e cada pessoa do povo foi passando e deixando uma moeda. Isso foi muito bom, pois nós pudemos saber quantos éramos e também juntar o dinheiro para poder começar a construir o Mishkan.
            Deus me deu a honra de ser a pessoa encarregada de organizar toda a construção, porque Ele dizia que eu era um artista muito criativo... Não sei se sou tanto assim, mas ele que disse... Não posso dizer que não.
            Então, todas as pessoas do povo colocaram seus capacetes de construtores e todos juntos íamos avançando rapidamente nesta tarefa. Formamos uma boa equipe, o trabalho era muito cansativo e mesmo querendo ver o Mishkan terminado, quando chegava a hora do Shabat, a gente tirava os capacetes, tomava banho, cortava as unhas, colocava nossas roupas mais bonitas e passava perfume. Íamos todos juntos à sinagoga para cantar Lecha Dodí e receber o Shabat.

Moral da História: Da mesma forma que é importante aprender e trabalhar, também é importante descansar e respeitar esses momentos. É assim que se junta energia para continuar com as tarefas criativas.
Refletindo: Por que vamos à Sinagoga? Quais outras tradições seguimos? Por que às seguimos? Elas fazem sentido para nós? Existe alguma tradição que sua família seguia e não segue mais? Por que a deixaram de seguir? Por outro lado, existe algo que você não fazia e passou a fazer sempre, criando uma nova tradição? Qual a importância de criar novos costumes que estejam de acordo com nossos valores, mas ao mesmo tempo se adaptem ao contexto em que estamos inseridos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário