quinta-feira, 16 de maio de 2013

Itró



Título: A importância das regras.
Proposta de Versículos para adultos: Shemot (Éxodo) Capítulos XIV e XX
Personagens: Moshé, Povo de Israel.
Materiais: Um boneco para Moshé e muitos bonecos para fazer o povo de Israel, um vaso que possa ser o Har (monte) Sinai, 2 objetos que façam as tabuas da lei (dois papeis com letras em hebraico).

Resumo: O povo de Israel cruzou o mar e saiu em liberdade, mas Deus se deu conta que eles não se comportavam muito bem, que eram desorganizados, faziam bagunça, e agora que eram livres, não sabiam como se organizar.
            Assim Deus rapidamente juntou todo o povo, pediu a Moshé que subisse no Har Sinai e disse a eles: “Vou mandar um presente muito especial para vocês. É uma coisa que ajudará a manter a ordem e se comportar bem. Vou dar para vocês os 10 mandamentos, vocês devem estudá-los e respeitá-los”.
            Tudo o que está nos 10 mandamentos é importante. Algumas das coisas que estão escritas são:
·         “... Deus nos libertou da terra do Egito”
·         “Aproveite o dia do shabat”
·         “Respeitar e obedecer o papai e a mamãe”
·         “Não dizer coisas que não são verdades”.
O povo de Israel ficou muito contente de receber essas leis. Sabiam que não seria fácil cumpri-las, mas elas ajudariam muito que eles conseguissem ter ordem para poder viver todos juntos e tranquilos, sem brigar.

Moral da História: Quando existem regras a liberdade pode ser aproveitada.
Refletindo: Às vezes queremos muito uma coisa, mas sempre sabemos o que vamos fazer com ela? Moshé teve que pedir ajuda a Itró, seu sogro, para saber como liderar o povo, você já pediu ajuda para alguém sobre o que fazer em uma situação? Por que escolheu essa pessoa? Já pensou que as vezes é melhor ter uma regra que nos ajude a controlar as coisas e o nosso tempo, do que deixarmos de fazer coisas porque não sabemos o que fazer com elas? Consegue pensar em uma regra que ganhou junto com algo que queria muito e essa regra foi boa?
Material Associado: Peter Pan - Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário