quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vaiakhel-Pecudê



Título: Dar de Coração
Proposta de Versículos Para Adultos: Shemot (Êxodo) 35:4-6 e 36:1-7
Personagens: Betsalel, Povo de Israel, Moshé
Material: Um boneco para betsalel e outro para Moshé, três para o povo, moedas de brincadeira (muitas!), Kupá, Shofar ultramegafono (pode ser uma meia-lua de brincadeira, um Playmobil ou um desenho)

Resumo: Olá, eu sou Betsalel! Queria contar pra vocês um pouco mais sobre a construção do Mishkan, esta tarefa muito difícil que me deram.
O Mishkan era um lugar muito grande e importante, construído para guardar, como vocês já sabem, os Dez Mandamentos.
Para erguê-lo precisávamos de um grupo de construtores. Porém, antes e colocarmos os capacetes, tivemos que juntar dinheiro para começar a construir. Para isso, fiz muitos chamados com meu shofar ultramegapotente. Pedi para cada pessoa de bom coração que colocasse dinheiro na kupá de tzedaká para a construção.
Depois do meu chamado, as pessoas começaram a se aproximar e foram colocando, um a um, suas moedas. A kupá ficava cada vez mais pesada e eu achava que não ia ter força para continuar coletando as contribuições.
Até que de repente, uma pessoa colocou uma moeda e o fundo da kupa fez “plufff”! E todas as moedas caíram no chão.
Isso queria dizer que já tínhamos juntado mais do que o necessário.
Neste momento, apareceu Moshé e pediu emprestado meu shofar untramegapotente para falar com o povo. E Moshé, meio emocionado, falou assim:
“Atenção, atenção, todo bnei Israel, não tragam mais dinheiro! A kupá já está cheia. Já temos tudo que precisamos e como conseguimos todos juntos, vamos terminar cantando siman tov u mazal tov!”

Moral da História: Juntos, formamos uma boa equipe.
Refletindo: Por que fazer algo a mais? O que é ser generoso e por que sê-lo? O que é ser pró-ativo? Somos pró-ativos com tudo ou só com aquilo que nos importa? O que ganhamos sendo pró-ativos e generosos? Violência gera violência. E gentileza? Gera gentileza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário