quarta-feira, 15 de maio de 2013

Beshalach



Título: Dividir a musica e expressar a alegria
Proposta de Versículos para adultos: Shemot (Éxodo) Capítulos XIV
Personagens: Moshé, Nachshon, 2 bnei (filhos de) Israel, Faraó, 2 egípcios.
Materiais: Um boneco para cada personagem, 3 cavalos (ou animais parecidos) e instrumentos musicais.

Resumo: No trecho da semana passada o Faraó finalmente deixou os bnei Israel saírem livres do Egito, mas isso só aconteceu depois da ultima praga, se lembram? Mas todos nos perguntamos se desta vez o faraó ia se arrepender como nas vezes anteriores. Só que agora tinha uma diferença, o povo de Israel já tinha saído do Egito com as matzot em suas mochilas e se encontravam a caminho da liberdade.
            Um pouco mais tarde o faraó perguntou a um de seus ajudantes: “Onde estão os bnei Israel?” – “Mas, mas, faraó, você deixou eles partirem”, disse o ajudante – “Eu? Mas agora estou arrependido, quero que eles voltem”, disse o faraó, “Preparem os cavalos e vou com vocês agora buscá-los”, ordenou ele.
            Dois minutos mais tarde todo o exercito do Egito corria com seus cavalos pelo deserto em busca dos bnei Israel. Sabem onde o povo estava? Os bnei Israel estavam na areia, fazendo castelinhos e descansando, aproveitando a liberdade, então começaram a escutar os cavalos que se aproximavam (toctoc, toctoc). Quando viram que era o faraó que estava indo buscá-los tiveram muito medo, já que o mar estava na frente deles e os egípcios atrás... Não tinham para onde ir.
            Rapidamente os bnei Israel se juntaram com Moshé e perguntaram: “O que fazemos agora?” Moshé respondeu que teriam que atravessar o mar. “Trouxeram tudo? Se animam?” – Perguntou Moshé.
            Silencio absoluto... Parece que ninguém se animou. Até que Nachshon disse: “Eu me animo! Vamos!”
            Pegaram as coisas e entraram no mar. Nadaram só um pouquinho e logo aconteceu algo muito estranho, fora do comum, aconteceu um milagre. O mar se abriu deixando os bnei Israel passar pelo meio, na terra seca, tinha uma parede de água a direita e outra a esquerda. Fantástico!
            Mal tinham atravessado pelo meio do mar que havia aberto, ele já se fechou, da mesma forma que se fecham as portas automáticas, que possuem sensores... Os bnei Israel estavam muito felizes, tão felizes que pegaram seus instrumentos musicais e começaram a cantar uma musica alegre.

Moral da História: Através da musica podemos expressar nossa alegria.
Refletindo: Sempre que temos vontade, tomamos a atitude de fazer algo como o fez Nachshon? Qual a importância de sermos proativos? Temos sempre que esperar que outro comece algo para começarmos também? Temos medo de errar quando nos perguntam algo, mas isso é suficiente para nos mantermos submisso?
Material Associado: Cidade das Crianças (Filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário