domingo, 26 de maio de 2013

Tsav



Título: Guardando, guardando... Cada coisa em seu lugar
Proposta de versículos para adultos: Vaikrá (Levítico) 6:1-6
Personagens: Aaron
Material: Um bonequinho para Aaron, três bonequinhos para o povo, três bichinhos, uma mesinha (altar), papeizinhos (para fazer as cinzas), escov
a, caixinha (cesto de lixo).

Resumo: Olá amigos, é um prazer estar de novo com vocês. Lembram de mim? Eu sou Aaron, o irmão de Moshé. Como contei para vocês nos outros dias, há muito tempo, eu e meus irmãos tínhamos muito, mas muito trabalho.
As pessoas do povo de Israel traziam seus bichinhos, porque esta era a forma que nós tínhamos de se comunicar com Deus, o que hoje conhecemos como tefilá.
As atividades terminavam muito tarde todos os dias e, quando íamos deitar, mal encostávamos a cabeça no travesseiro e já dormíamos. Na manhã seguinte, levantávamos bem cedo e saíamos para arrumar tudo que havia sobrado do dia anterior.
É melhor arrumar sempre antes de ir dormir, mas há momentos que o sono nos vence e temos que deixar a arrumação para o outro dia.
Sabe, nós, os cohanim, tínhamos muitas pessoas que gostavam muito da gente e que estavam sempre dispostas a nos ajudar: os leviim, as pessoas da comunidade e um monte de amigos... Porém havia algumas tarefas que eram importantes que nós mesmos as fizéssemos, então quando acordávamos, vestíamos uma roupa que podia sujar (para não sujarmos nossas roupas de sair) e nós mesmos íamos limpar e arrumar os lugares. Pegávamos uma pá, varríamos tudo e deixávamos tudo ordenado para que as pessoas pudessem chegar com seus bichinhos e dar às boas-vindas a eles com tudo limpo e ordenado.

Moral da História: Esperamos que esta história sirva para que você também limpe e arrume sua casa e seu quarto.
Refletindo: É possível vivermos sozinhos no mundo, isolados de todas as outras pessoas? Como é a nossa relação com o outro? Essa relação implica em limites para a nossa liberdade? Quais são esses limites? É importante respeitá-los para sermos respeitados? Fazemos coisas que não queremos, porque sabemos que podem ser boas para o grupo? Como isso pode ser bom para nós a longo prazo?
Material Associado: Vida deInseto (Filme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário