terça-feira, 21 de maio de 2013

Tetsavê



Título: Acendendo as luzes
Proposta de Versículos para adultos: Shemot (Éxodo) Capítulos 27:20 – 28:12
Personagens: Aaron, Povo de Israel. 
Materiais: Um boneco para Aaron e 4 bonecos para fazer o povo de Israel, algo que seja um jarro de azeite (4, um por boneco), adornos para as roupas de Aaron, uma menorá.

Resumo: Vamos voltar ao tema do Mishkan. Se lembram o que é? É um lugar especial, onde estavam guardadas as tábuas da lei, entre outras coisas.
            Uma das coisas mais importantes que se fazia no Mishkan era acender a Menorá. A menorá era um enorme candelabro com 7 braços, onde se prendiam as luminárias. Quando as luzes estavam acesas significada que o lugar estava tendo uma atividade. É como quando estamos brincando no nosso quarto e temos a luz acesa ou a porta aberta para que os amigos entrem para brincar conosco.
            Algo parecido ao que era a Menorá do Mishkan, temos hoje em dia em nossas sinagogas. É a Ner (vela) tamid, uma luzinha que está sempre acesa.
            E quem fazia a tarefa? Aaron, o irmão de Moshé, e ele tinha que fazê-la todos os dias.
            E como se fazia essa tarefa tão importante? Aaron pedia a cada uma das pessoas do povo de Israel que levassem um pouco de azeite para acender as velas. Há muito, muito, muito tempo atrás, as velas não eram como as velas de aniversario que usamos hoje, antigamente o que se usava para acender as velas era o azeite. Em algumas casas, ainda hoje em dia, as velas de shabat são acesas com azeite.
            Aaron tinha um armário com várias roupas. Algumas ele usava para passear, algumas outras para brincar e tinha outras que era só para momentos especiais. Para poder acender a Menorá, que era uma atividade muito especial, Aaron escolhia só as roupas mais lindas. Usava uma camiseta que tinha escrito o nome dos filhos de Israel, porque, quando acendia a vela, ele era o representante de todos.
            A mesma coisa acontece no nosso armário, onde temos roupas para momentos diferentes. Existem roupas para brincar com nossos amigos, outras para ir para à praia, algumas para ir para a escola, e roupas especiais para quando temos aniversários ou então é shabat. Assim, Aaron tinha uma roupa especial para o momento que acendia a Menorá.

Moral da História: Existe uma roupa para cada ocasião.
Refletindo: Como nos preparamos para as diferentes situações em nossas vidas? Vamos a uma festa com o uniforme da escola? Vamos à escola de biquini ou de sunga? O que a roupa diz sobre nós? Sobre nossa cultura? As crianças na China se vestem como as crianças aqui do Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário