quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Reê



Título: Poder Escolher
Proposta de versículos para adultos: Devarim (Deuteronômio) 11:26-32
Personagens: Moshe
Material: Um bonequinho para Moshe

Resumo: Olá, amigos! Que bom que é poder nos reencontrar.
Sabe, hoje a Torá nos fala sobre escolher. Vocês sabem o que quer dizer essa palavra? Escolher é o que fazemos quando temos opções. Por exemplo quando nos perguntam: Que cor você mais gosta? Entre toooodas as cores que existem e entre todas as que gostamos, temos que escolher uma, a que mais gostamos.
Poder escolher é muito importante. Quando escolhemos nos sentimos bem. Escolhemos aquilo que gostamos, que queremos. Sempre é bom ter a possibilidade de escolher.
No entanto, há momentos nos quais temos que fazer coisas porque elas são importantes, embora não estejamos escolhendo fazê-las naquele momento. Por exemplo, na hora de lavarmos as mãos, de comer, de tomar banho, de ir ao parque e outras atividades nossos pais nos falam que são importantes.
Porém, como eu estava dizendo, é muito legal escolher. Eu gosto muito quando posso escolher que jogo quero jogar. E quando tenho que fazer alguma coisa que eu não gosto muito de fazer, também a faço, porque aí eu já fiz e acabou, porém é importante fazer de uma forma bem feita, para mostrar que pelo menos alguma coisa eu estou escolhendo.
Por exemplo, quando estou tão cansado que nem tenho forças para escovar os dentes, o que faço é escová-los escolhendo por onde vou começar, pelos dentes de cima ou pelo de baixo? Pelos da direita ou pelos da esquerda?
A medida que vamos escolhendo, vamos crescendo e cada vez escolhemos coisas que exigem mais e mais responsabilidade.

Moral: Quando escolhemos, crescemos.
Refletindo: Você ajuda aqueles que passam necessidades? O que é passar necessidades? Necessitamos o que? Pessoas excluídas ou carentes necessitam de ajuda? Que tipos de exclusão existem? E carências?  
Material associado: O solista (Filme)
                                 Os intocáveis (Filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário