sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nitsavim/Vailech

Título: A Torá está próxima
Proposta de versículos para adultos: Devarim (Deuteronômio) 29:9-14 e 30:11-14
Personagens: Moshé
Materiais: Um bonequinho para ser Moshé
Resumo: Shabat Shalom!!!
Estamos nos aproximando do final da Torá. A semana que vem é Rosh Hashaná, começamos um novo ano. É como o aniversario do mundo! Vocês gostam de fazer aniversário?
Essa semana lemos um texto muito bonito... A mim, ele me lembra o momento que estávamos no deserto, éramos muitos e tínhamos que caminhar, caminhar, caminhar. Não imaginam a energia que se sentia ao caminhar tanta gente junta, ao mesmo tempo.
Nós sentíamos que muito mais pessoas estavam aqui conosco nesse momento... E na verdade tinha mesmo... A Torá nos conta que todas as pessoas do Povo de Israel estavam ali nesse momento escutando as palavras da Torá e aproveitando os dias de sol e outras atividades.
Vocês se lembra? Porque a Torá nos conta que vocês também estavam ali? Talvez vocês não se recordem muito bem... Já foi a muitooooo tempo atrás, mas como estávamos escutando essa histórias, é como se nesse momento estivéssemos nesse lugar recebendo a Torá.
Sabem, a Torá é de todos para todos. Está muito perto de nós, aqui e em todo lugar onde alguém conte uma história da Torá.
Através das palavras e histórias da Torá podemos aprender muitas coisas, é divertido como um jogo e assim nos preparamos para outro novo ano, que está quase, quase começando.
Assim que eu desejo para vocês um ano de muita, muita Torá. Shabat Shalom e Shana Tova para todos os amiguinhos.
Moral da História: Quando escutamos uma história da Torá é como recebe-la novamente.
Refletindo: O que é escolher viver? Como nos colocamos nas situações da vida? Nos doamos inteiramente às situações? Como poderíamos saber agir em cada situação utilizando ao máximo nossas capacidades? Existe uma postura certa para cada momento? Ela é universal? Como é possível, à sua maneira, estar por completo nas experiências vividas?
Material Associado: Liberdade Como Problema (Poema de José Paulo Paes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário