sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ki Tetsê

Título: Isso é seu?
Proposta de versículos para adultos: Devarim (Deuteronômio)
Personagens: Moshe, Aaron
Material: Um bonequinho para Moshe e Aaron e um carrinho
Resumo:  Shalom, amigos! Como vocês estão?
Esta semana estou um pouco preocupado. Outro dia estava brincando com um carrinho e o perdi. Não consigo achar. Procurei em todos os lugares, em cada canto da minha casa, no Beit Haknesset, no gan. Perguntei aos meus avós se não tinha deixado na casa deles. Não achei.
Vocês viram meu carrinho? Bom, espero que apareça.
Quero perguntar uma coisa pra vocês: quando vocês estão brincando e encontram um brinquedo, o que vocês fazem? Essa semana a torá nos ensina o que devemos fazer nestes casos. Ela nos diz que é muito importante devolver as coisas perdidas que encontramos. U
ma vez, eu estava brincando no tanque de areia e encontrei uma bola, era grande, de cor vermelha, muito bonita... Em seguida, lembrei do que a torá diz e comecei a perguntar a todos os meus amigos que estavam perto e, finalmente, encontrei o amigo que tinha perdido a bola, ele estava triste, quase chorando e, quando eu devolvi, ele ficou tão contente que me convidou para jogar com ele.
Todos ficamos um pouco tristes quando perdemos alguma coisa, por isso é importante devolver o que encontramos. Assim deixamos os outros alegres.
Outra coisa que a torá nos ensina é a cumprir o que dizemos. Quando falamos, por exemplo, que só vamos levantar da mesa quando terminarmos de comer, é importante fazer isso mesmo. Temos que comer tudo e, depois, só depois, ir brincar. Se a gente levanta antes, não estamos cumprindo o que dissemos e não cumprir é muito feio.
Quando alguém fala alguma coisa para a gente, nós esperamos que a pessoa faça o que ela falou. Por exemplo, e a mamãe e o papai fala que vamos a um parque depois do almoço, nós terminamos o almoço já pensando no que vamos brincar no parque. E ficamos muito felizes quando fazemos aquilo que a mamãe e o papai nos falaram. Se eles, por algum motivo, não nos levassem ao parque, ficaríamos muito triste porque não teriam cumprido com o combinado.
Hoje aprendemos duas coisas importantes: Devolver o que não é nosso e cumprir com a nossa palavra. Então, espero que quem encontre meu carrinho, me devolva porque estou um pouco triste.
(Aaron aparece gritando...) – Moshe, Moshe!! Esse carrinho é seu? Encontrei no tanque de areia!
Moshe: - Sim!!! Que bom que você me devolveu. Agora estou mais feliz, quer brincar comigo?

Moral: Devolvendo e cumprindo ficamos e fazemos os outros ficarem mais felizes.
Refletindo: Como vemos o outro? Se temos que escolher algo para outra pessoa, como escolhemos? Existem regras em uma Guerra? Por que? Como tratamos outro humano independente de quem seja? O que é ética?

Material Associado: Ilha das Flores (Documentário),
                                   ARevolução dos Bichos (Livro),
                                   O Bicho (Poema do Manuel Bandeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário