quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ekev



Título: Cuidando de Tudo

Proposta de versículos para adultos: Devarim (Deuteronômio) Cap. 8: 8-10

Personagens: Moshe

Material: Um bonequinho para Moshe

Resumo: Olá, amigos! Eu adoro esta parashá... Bom, na verdade, eu gosto de todas, porque este livro inteiro são minhas palavras hahaha...
Eu estava dizendo que adoro esta parashá porque esta semana a torá nomeia sete frutos que são muito especiais e muito queridos na Terra de Israel. Conhecem Israel? Sabem onde fica? Como é a bandeira? Quais as cores e o que tem no meio dela?
Alguns destes frutos são o trigo, o figo, a azeitona e a tâmara (de onde vem o mel). Vocês gostam dessas coisas? Eu adoro mel porque é beemm doce!
Então como esta semana falamos da terra, tinha pensado em falar com vocês sobra a importância de cuidar da terra. O que podemos fazer para cuidar dela? Algum de vocês faz alguma coisa para cuidar do nosso planeta?
Por exemplo, da terra podem crescer plantinhas. Do que elas precisam para crescer? Muito bem! É preciso semear suas sementes, cuidar delas com carinho, regá-las quando não chove, ser colocadas em um lugar onde bata sol. Se não fizermos tudo isso, as plantas não crescem.
Algumas outras coisas que a gente pode fazer para cuidar do nosso planeta são apagar a luz para economizar energia quando saímos de um lugar, desligar a TV e o computador quando já terminamos de usar. Quando escovamos os dentes, tomamos banho e lavamos as mãos, é muito importante usar apenas a quantidade de água realmente necessária, sem desperdiçar, sem deixar a torneira aberta o tempo todo. Desta forma ajudamos a cuidar do nosso planeta.
A água que usamos costuma vir de rios e lagos. Em Israel, tem poucos rios e lagos de onde podemos tirar água para nossas necessidades. Desde pequenas, as crianças em Israel aprendem a cuidar da água e usá-la com respeito para que não falte nunca.

Moral: Quando cuidamos do planeta, tudo o que vemos ao nosso redor fica mais bonito.
Refletindo: Como agimos na terra do outro? Como nos comportamos quando estamos na casa de algum amigo ou em um país diferente? Da mesma forma que nos comportamos quando estamos em nossa casa ou em nosso país? Por que mudar quando estamos em um lugar que não estamos acostumados? Como tratamos o outro? Devemos questionar se podemos manter nossos costumes ou hábitos em um lugar desconhecido? Até que ponto devemos nos submeter a um costume local e até que ponto não? Qual é o limite?
Material Associado: O Terminal (Filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário