quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Shoftim



Titulo: Justiça, justiça perseguirás
Proposta de versículos para adultos: Devarim (deuteronômio) 16:18-20
Personagens: Moshé

Recursos: Um bonequinho para Moshé
Resumo: Olá amiguinhos! Nessa Parashá lemos uma oração que é uma das mais conhecidas de toda a Torá.... hummmm, Não é o Shemá Israel, nem os 10 mandamentos. É uma oração que muitas pessoas repetem e dizem que é muito, mas muito importante.
A frase em hebraico é assim: “Tzedak, Tzedak Tirdof”, que quer dizer: “Justiça, justiça perseguirá”. A Torá é muito importante, como já sabemos cada palavra e cada letra possuem uma explicação, é por isso que chama a atenção que a palavra Tzedek, justiça, aparece duas vezes. Vocês imaginam o porque?
Existem pessoas que ensinam que algumas palavras aparecem duas vezes para marcar que são importantes... Sabem, na época da Torá não existiam lápis de cor e nem marca texto como temos hoje em dia para sublinhas e marcar que algo é importante e uma das formas quer tinham era, por exemplo, repetir a palavra que queria dar importância.
Agora, o que quer dizer Tzedek, Justiça? Alguém sabe? É uma palavra difícil, mas importante. Assim vamos tentar explicar.
Por exemplo, quando dois amigos estão brincando juntos e entre eles acontece um mal entendido, muitas vezes podem conversar e solucionar o problema entre eles, mas outras vezes a situação é um pouco mais difícil e necessitam que uma pessoa de fora, que não está tão por dentro da situação, como eles dois, ajude e dê sua opinião com uma boa forma de solucionar o problema que sozinhos eles não conseguiram resolver.
Por exemplo... Imaginemos que dois amigos estão brincando no tanque de areia com brinquedos que são de todos (por exemplo, da escola), cada um está brincando com um dos brinquedos e de repente uma das crianças, sem se dar conta, pega um dos brinquedos que o seu amigo estava brincando. Este amigo se irrita muito e tira da mão dele o brinquedo. O amigo que já está sem o brinquedo começa a chorar e vai contar para a Morá (professora) o que aconteceu.
O que acontece nesse caso? Muitas vezes é assim que começa um mal entendido entre dois amigos. O bom de poder pedir ajuda (nesse caso, ajuda da Morá) é que quando os dois amigos explicam cada um a sua versão do que aconteceu, vão se dar conta que foi um mal entendido e a Morá poderá propor que dividam os brinquedos para que possam seguir aproveitando a brincadeira.
Existem vezes podemos agir de forma justa, sozinhos, mas outras vezes precisamos de ajuda, como o exemplo da ajuda da Morá.
Moral: Quando pedimos ajuda podemos ver o que não estamos vendo
Refletindo: O que é justiça? Um juiz pode decidir o que quiser a partir do seu próprio entendimento? É importante que ele tenha regras para se basear? Porque? As autoridades devem cumprir as regras? Ou se encontram acima dela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário