terça-feira, 12 de novembro de 2013

Vaishlach

Título: Encontros
Proposta de Versículos para adultos: Bereshit (Genesis) 32:25-32
Personagens: Iaacov e Anjo
Materiais: Um boneco para cada personagem.
Resumo: Iaacov se preparava para reencontrar seu irmão Essav, de quem tinha se separa fazia muito tempo. Estava caminhando para o lugar do encontro, quando chegou a noite e se encostou para descansar, isso ajudaria ele a juntar energia para que o encontro fosse bonito e pudessem aproveitar bastante, depois de tanto tempo sem se verem.
Enquanto dormia, um anjo aparecei e começou a brigar com Iaacov. A briga foi muito cumprida e logo saiu o sol. Iaacov era muito forte porque comia muito bem e fazia muitos exercícios, e por isso o anjo não pode ganhar dele e para se defender o anjo fez um dodói muito feio na perna. Iaacov chorou muito e agarrou muito forte no braço, então o anjo disse: “Me solta! Já está sol e eu tenho que ir para outro lugar”. Iaacov estava muito irritado por seu dodói na perna e disse: “Não vou te soltar ate que me de uma benção!” e o anjo perguntou: “Como você se chama?” A resposta foi que seu nome era... Iaacov.
O anjo pensou e disse: “Muito bem! A benção é que a partir de agora seu nome será Israel, porque você foi muito forte”. Para Iaacov esse encontro foi muito importante, por isso seu nome mudou. Alem de seu nome, ele mesmo também tinha mudado e agora caminhava com mais vontade para ver seu irmão e poder brincar com ele de novo.
Moral da história: Os encontros nos fazem crescer e aprender.
Refletindo: Era necessário a briga de Iaacov e Essav? O fato de Iaacov fugir do problema não foi o que o fez imaginar Essav como um "monstro" e ter medo de encontrá-lo? Essav vendeu a primogenitura, ele tinha o direito de ficar bravo? Iaacov devia ter fugido? Não era possivel o diálogo? Não teriam eles perdido bons momentos juntos?
Material associado: Rain Man (Filme)
                                A Outra (Filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário