terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mikets

Título: Organizando nossos dias
Proposta de Versículos para adultos: Bereshit (Genesis) 41:1-40
Personagens: Faraó, Iossef, chefe dos copeiros.
Materiais: Um boneco para cada personagem, animaizinhos grandes e pequenos, um pratinho com comida e um sem (dos brinquedos de cozinha)

Resumo: Um dia o Faraó foi dormir muito tarde, porque tinha feito uma festa para o seus amigos. Estava tão cansado que dormiu muito rápido. Nessa noite teve um sonho muito estranho e quando se acordou estava triste. Começou a procurar em todos os lugares alguém que poderia explicar o seu sonho. Procurou, procurou, olhou de um lado, olhou para o outro lado... Mas não encontrou ninguém que sabia.
                  De repente aquele sonho não saia da sua cabeça e o chefe dos copeiros disse para ele: Faraó, agora eu estava lembrando, Iossef sabe explicar sonhos. Porque não chama ele?
                  Que boa ideia, vou chamar! – Disse o Faraó. Quando Iossef chegou, disse: Boa tarde, Faraó, por que você está triste?
                  O Faraó explicou: O que acontece é que eu tenho uns sonhos a noite e não entendo eles muito bem. O primeiro sonho tinha sete vacas muito gordinhas, parecia que mal tinham acabado de comer e outras sete muito magrinhas, mugiam muito e tinham muita fome. Tinham tanta fome que uma das vacas magrinhas comeu uma das gordinhas, mas nem assim engordou. Estranho esse sonho, não? Mas espera, ainda te conto o outro sonho: havia um prato que não tinha comida e tinha fome, então abriu a boca e comeu o prato com comida. Sim, ele comeu o prato todo, mas continuou vazio. O que você acha, Iossef?
                  Iossef pensou, pensou, e disse: Olha, os sonhos nos contam muita coisa mesmo. Estes próximos sete anos serão muito bons. Teremos muita comida e muitas brincadeiras, mas os outros sete anos que vão vir depois serão um pouco mais difíceis. Não terá tanta comida e não teremos tantas brincadeiras.
                  Nossa, que confusão! Que ruim! O que faremos? – Perguntou o Faraó.
                  Iossef disse: Acho que o melhor é colocar uma pessoa que nos ajude a organizar todas as coisas durante esses anos, assim, quando chegarem os anos difíceis, já vamos ter tudo organizado e as coisas não vão ser tão difíceis.
                  O Faraó disse: Acho que essa pessoa tem que ser você!
                  E assim foi que Iossef ajudou a organizar as comidas e a diversão durante os bons anos.
Moral da História: Devemos sempre cuidar da nossa comida para poder comer quando temos fome. Devemos cuidar de nossos brinquedos hoje para poder continuar brincando amanha. 
 
Refletindo: Que tipo de relações valorizamos mais atualmente? Quanto nos esforçamos para tentar compreender o outro? Como esse esforço poderia melhorar as relações? Como compreender o outro ajuda a compreender a si mesmo?
 
Material associado: Vermelho como o céu (Filme)
                                   Cidade do Sol (Livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário