quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vaieshev

Título: Preferências
Proposta de Versículos para adultos: Bereshit (Genesis) 37:1-4; 37:12-17

Personagens: Iaacov, Iossef, seus 11 irmãos e um senhor
Materiais: Um boneco para cada personagem (14 no total), um manto (de preferência com várias cores), animaizinhos (Ganhos de Iaacov).
Resumo: Iaacov tinha muitos filhos. Eram tantos que dava para fazer um grupo e jogar futebol. Entre todos os filhos, Iaacov tinha especial preferência por um: Iossef.
Iaacov dava muitos presentes para todos, porém para Iossef ele dava mais. Um dia Iaacov deu para Iossef um presente muito especial: um casaco comprido até os pés, com muitas cores! A roupa era muito linda! Quando os irmãos de Iossef viram a linda roupa, ficaram com vontade de ter uma igual e pensaram: Por que Iossef tem uma roupa tão bonita e nós não temos?
Quando eram pequenos, Iossef e seus irmão sempre brincavam juntos, mas ao perceberem a preferência de seu pai, Iaacov, ficaram irritados e não quiseram mais brincar.
Certo dia, Iaacov pediu para seus filhos – os irmãos de Iossef – levarem os animais para passear. Quando Iossef chegou em casa seu pai perguntou: Onde estão são irmãos? Por que não está com eles? Corre para chegar ate eles.
Iossef saiu para o campo para procurar o seus irmãos. Procurou, procurou, mas não encontrou. De repente, um senhor que estava sentado sobre uma pedra perguntou para ele: Quem você está procurando?
Iossef disse:Meus irmãos. Você viu?
O senhor respondeu: Foram para lá.
Iossef seguiu as indicações e encontrou seus irmãos, que ainda estavam tristes e não quiseram brincar com ele. Com essa situação Iossef, que também estava triste porque seus irmãos não queriam brincar com ele, tentou aprender algo da sua vivencia: tem que gostar de todo mundo de uma forma igual e dar presentes para todos.
Moral da História: Aprendemos com a experiência de Iossef que não devemos demonstrar preferências.
Refletindo: Até onde Deus interfere em nossas ações? Devemos esperar por Deus para agir? Como nos relacionamos com Deus nos momentos dificeis? Qual a diferença de Deus ser todo poderoso ou muito poderoso? Qual a diferença que isso implica em encarar a vida?
                                A questão de existir um Deus - Brecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário