quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vaetchanán



Titulo da obra: Shemá Israel
Proposta de versículos para adultos: Devarim (Deuteronômio) Cap. 6: 4-8
Personagens: Moshé
Materiais: Um bonequinho para ser o Moshé, um sidur, uma mezuzá e um tefilim
Resumo:
Moshé: Olá amiguinhos. Estou muito feliz de estar aqui com vocês, especialmente esta semana que continuamos a ler o ultimo livro da Torá, que se chama Devarim. Esse livro é como um diário pessoal meu.
Sabem o que é um diário pessoal? As pessoas um pouco maiores escrevem sobre as coisas especiais que viveram e que foram aprendendo durante a vida. Assim, nesse livro eu vou contando as coisas que vivi e essa semana quero falar sobre uma das principais orações da tefilá que está no sidur.
Alguem sabe qual é? Isso mesmo, o Shemá Israel!
Essa oração nos lembra que o povo judeu acredita em Deus. Duas vezes por dia, quando acordamos e quando vamos dormir, dizemos essa oração tão importante: “Shemá Israel, Adonai Eloheinu, Adonai Echad”.
O Shemá Israel tem varias partes. A primeira, que lemos também nessa semana, nos conta sobre dois símbolos muito importantes na nossa tradição.
Que símbolos vocês conhecem? O Shemá nos fala sobre a mezuza e os tefilim. Sabem onde se colocam a mezuzá e os tefilim? Muito bem! A mezuza no batente da porta e os tefilim no braço e na cabeça.
Agora vamos ver que sabe isso... Alguma vez vocês viram uma mezuza e os tefilim por dentro? Sabem o que têm dentro deles? Querem adivinhar? Tem algo muito especial, uma oração. Qual vocês acham que é? Isso mesmo, o Shemá Israel! Olha que importante: lemos duas vezes por dia, colocamos dentro da mezuza e dentro dos tefilim.
O Shemá é tão importante que sempre e em todos os lados queremos ter ele presente. Assim convido vocês a cantarem comigo: “Shemá Israel, Adonai Eloheinu, Adonai Echad”
Moral: O Shemá Israel é MUITO importante.
Refletindo: Como escutamos? Como ouvimos? Qual a diferença entre ouvir e escutar? Como selecionamos aquilo que escutamos? A quem escutamos? Qual a importância de escutar os outros? Compreendemos tudo o que foi escutado? Como interpretamos aquilo que é falado? A interpretação depende da forma como é falado? E de como estamos nos sentindo? O que influencia na interpretação da fala do outro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário