terça-feira, 29 de outubro de 2013

Toldot

Título: Saber esperar
Proposta de Versículos para adultos: Bereshit (Genesis) 25:19-34
Personagens: Itzchak, Rifka, Essa, Iaacov.   
Materiais: Um boneco para cada personagem, animais de caça para Essa, brinquedos de cozinha para o guisado de lentilhas vermelhas.
Resumo: Itzchak e Rifka se casaram. Logo depois do casamento ela ficou grávida de dois bebes. Ela estava muito barriguda! Os bebes dentro dela se mexiam muito, cada um queria ser o primeiro a sair. Contam que desde dentro da barriga se alegravam com coisas diferentes, o que desde muito cedo mostrava como eram muito diferentes um do outros. Ao nascer os dois saíram seguidinhos um do outro; o que saiu primeiro foi o que recebeu o nome de Essav e o que saiu depois chamara de Iaacov. Antigamente, que havia saído primeiro, recebia vários presentes quando crescia.
            Quando cresceram, igual quando estavam na barriga, tinham gostos diferentes: Essav gostava muito de ficar no ar livre, caçar animaizinhos, enquanto Iaacov era uma pessoa muito estudiosa, educada e responsável.
            Em uma manha de sol, Essa aproveitou para sair e tomar um ar, dar uma volta pelo campo e fazer a coisa que mais gostava: caçar animaizinhos, enquanto isso, Iaacov, seu irmão, ficou em casa, terminou de estudar, colocou o avental, como os grandes cozinheiros e começou a fazer uma comida deliciosa. Os temperos eram tão saborosos que o cheiro começou a chegar ate no campo.
            Já era quase meio dia, hora de comer, e Essav estava cansado de tanto caçar, quando começou a sentir o delicioso cheiro que vinha da sua casa. Ao entrar em casa, perguntou para Iaacov: “O que você fez para comer?” E Iaacov respondeu: “Um quentinho prato de letilhas. Se você quer, eu te dou, mas passarei a ser o irmão mais velho de nós dois.” Assim foi que Essav aceitou a troca e se deliciou com o prato de lentilhas.
            Como Essav sabia que faltava muito para ser grande e para receber os presentes que ganhava o irmão mais velho, preferiu o prato de lentilha, porque era uma coisa que aproveitaria naquela mesma hora e não teria que esperar.
Moral da história: Tem vezes que devemos esperar para aproveitar depois.

Refletindo: Qual a importância/influencia da palavra? Como cumprir com a palavra? Como a palvra pode ajudar ou machucar/ gerar confiança ou duvida nas pessoas? Qual o peso das palavras nos dias de hoje? Nossas ações tem sido de acordo com as nossas palavras?

Material associado: O discurso do Rei - Filme
                                   Teatro Mágico (Sonho de uma flauta) - Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário