terça-feira, 29 de abril de 2014

Emor

Título: Tempo de celebrar
Proposta de versículos para adultos: Vaicrá (Levitico) – Capitulo 23
Personagens: Moshé
Materiais: Um bonequinho para Moshé, revistas, elementos para celebrar as 3 festas de peregrinação: Pessach (algo para fazer de keara e como matza), Shavuot (algo que possa representar a Torá) e Sucot (algo que sirva como sucá (cabana) e um shofar e uma maçã com mel para representar Rosh Hashaná.
Resumo: Oi amiguinhos, como estão? Estou muito feliz de me reencontrar com vocês esta semana. Na verdade sempre que começa o dia de Shabat eu fico muito contente, porque é um momento... Diferente, para brincar, descansar, estar com a familia e fazer coisas diferentes das que fazemos nos outros dias da semana.
Por exemplo: o que vocês fazem no dia do Shabat?
Uma das coisas que faço antes do Shabat é me preparar. Tomo um banho, coloco uma roupa muito bonita, passo perfume e vou com a minha família para a sinagoga receber o Shabat com toda a comunidade. Nesse dia tem uma comida especialmente gostosa em casa, tem um cheiro diferente, um gosto diferente... Até um pouquinho de vinho para as crianças no Kidush.
O Shabat é uma festa. Vocês gostam de festas? Consegue pensar em uma para me dar de exemplo?
Eu gosto muito de festas também, como festas de aniversários que sempre tem surpresas e coisas diferentes.
Agora que parei para pensar, em cada festa temos coisas diferentes, por exemplo, me ajudem a lembrar as coisas dos chaguim (festas)... Em Pessach: o que comemos? (Matzá) E o que temos na mesa? (uma keara com seus símbolos). Esta é a festa da liberdade, quando fomos libertados de Mitzraim (Egito)
Depois da festa de Pessach pegamos um calendário e contamos sete semanas até chegar em outra festa importante... Podem me ajudar a contar até 7? Um, dois, três... Sete semanas depois de Pessach tem a festa de Shavuot. Neste chag comemoramos que nos deram a Tora, esse sim que foi um momento muito especial, estávamos todos contentes, cantávamos e dançávamos. A Tora tem muitas historias para que juntos possamos crescer e aprender.
Outro momento que eu gosto muito é o Chag que se chama Sucot, é muito boa porque entramos na Sucá... É como quando entramos no parquinho ou em um teatro. Recordamos a forma que vivíamos quando estávamos no deserto.
E por ultimo queria contar para vocês dos dias de Rosh Hashana. Sabem o que escutamos? (O Shofar). E o que comemos? (Maçã com mel) E o que desejamos? (Um ano doce).
Agora vou contar um segredo para vocês: de todas as festas, a que eu mais gosto é o Shabat, porque é a que acontece mais vezes, todas as semanas podemos comemorar. Assim, vamos continuar festejando! E Shabat Shalom.

Moral da História: O Shabat nos ensina a celebrar.
Refletindo: O que fazemos enquanto esperamos? Por que temos que saber esperar? O que significa saber esperar?
Material Associado: A dança final - Plínio Marcos (Teatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário