quarta-feira, 9 de abril de 2014

Acharei Mot - Kedoshim

Título: Explicando os 10 mandamentos
Proposta de Versiculos para adultos: Vaicrá (Levitico) – Capitulos 19 e 20
Personagens: Moshé e Aaron
Materiais: 1 bonequinho para cada personagem e mais dois bonequinhos para representar o que eles explicam
Resumo:
(Observação para os adultos: Moshé e Aaron irão explicando alguma das coisas que aparecem na parashá, em forma de um dialogo).
Moshé: Olá amiguinhos, eu sou Moshé! Estou muito feliz de me reencontrar com vocês, já fazia algum tempo que não nos víamos... Neste livro da Torá que estamos lendo, os protagonistas, isto é os principais, que mais aparecem,  é meu irmão Aaron e seus filhos, mas por sorte, hoje eu estou aqui junto com ele.
Aaron: É bom que estamos juntos hoje, porque esta Hatzagat nos explica os 10 mandamentos de uma forma ainda mais clara. Depois do que nós dois vamos explicar, vamos todos saber um montão de coisas, como respeito, e o que significa se comportar bem. Vocês se comportam bem?
Moshé: Uma coisa que diz aqui é que devemos respeitar o papai e a mamãe.
Aaron: Ahhh, isso é sim muito importante! Respeita-los significa querer coisas boas para eles, ajudar com o que eles nos pedem, ajudar a guardar os brinquedos, a manter as coisas arrumadas... Respeitar significa que quando eles pedem pra gente lavar as mãos antes de comer, ou mesmo na hora de comer, e também quando devemos tomar banho, que a gente não fique demorando para ir e sim que a gente vai rapidinho... Eu me lembro quando era pequenino que eles me chamavam e eu ficava brincando mais um pouquinho com você, Moshé, mas em seguida íamos juntos lavar as mãos e sentar na mesa.
Moshé: Outra coisa importante que diz aqui é que não podemos falar mal de uma pessoa que não está escutando, como também não podemos colocar um obstáculo na frente de uma pessoa que não está enxergando.
Aaron: Mas que estranho o que a Torá diz... Quando andamos na rua não vemos pessoas colocando obstáculos para os amigos que não conseguem ver... O que será que a Torá está querendo dizer?
Moshé: Talvez o que nos queiram ensinar é que temos que ser cuidados para não deixar no meio do caminho coisas que outras pessoas, sem olhar direito, podem se machucar... Por exemplo, quando terminamos de brincar, temos que guardar os brinquedos, para que não fique tudo bagunçado e também porque é perigoso que alguém passe e tropeço no brinquedo que deixamos no chão.
Aaron: Ahhhh, que boa explicação... Por isso é muiiitoooo importante deixar tudo arrumado.
Moshé: Também diz aqui uma frase muito importante e foi com ela com um homem muito inteligente, um sábio chamado Hillel fez o resumo de toda a Torá.
Aaron: Toda a Torá em uma única frase? E que frase é essa?
Moshé: “Veahavta LeReacha Kamocha” – que quer dizer: “Ama a teu próximo como a ti mesmo”.
Aaron: Ahhh, me explica melhor, o que isso quer dizer?
Moshé: Quer dizer que como a gente gosta que nos tratem é a forma certa que devemos tratar aos outros, aos nossos amigos, com abraços, carinhos e beijos. Vou te ensinar uma musica que tem essas palavras: “Ama Rabi Akiva: Veahavta Lereachá Kamochá, Ze Klal Gadol Batora”
Moral da História: Ama a teu próximo como a ti mesmo.
Refletindo: Você sabe o que é Tabu? Consegue pensar em um exemplo? Como os tabus se criam? Qual a relação dos tabus com as proibições? E as diferenças? Como estes conceitos estão presentes em nossas vidas? Eles são naturais e próprios do ser humano ou são construídos pelas nossas vivências? Eles podem se transformar através destas vivências? Podemos questioná-los?
Material Associado: A Pele Que Habito, Tudo Sobre Minha Mãe, Má Educação e outros de Almodóvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário