quarta-feira, 19 de março de 2014

Shemini

Título: A alimentação
Proposta de versículos para adultos: Vaicrá (Levítico) capítulo 11
Personagens: Aaron
Material: Um bonequinho para Aaron, objetos de cozinha e comidas de brinquedo.
 
Resumo: Olá, Shabat Shalom! Como vocês estão? Eu sou Aaron, irmão de Moshé e estou muito feliz e contente que estamos nos reencontrando.
Hoje quería contar para vocês sobre a nossa alimentação, sobre o que comemos. Vocês já comeram?
Quero contar para vocês uma coisa que acontecia comigo quando eu era pequeno, e tenho certeza que acontece com todas as crianças.
Quando eu era pequenininho, antes de comer a deliciosa comida que estava pronta lá em casa, me dava uma super vontade de comer um doce, como uma bala, um chocolate, mas todos os adultos diziam “Não”, não importava se eu estava na minha casa, na casa de um parente, de um amigo ou em outro lugar, sempre diziam “Não”, que eu devia comer a comida e depois podia comer o que eu queria.
Com vocês isso também acontece?
Outra coisa que sempre acontecia, como sempre me ensinaram, quando eu estava com uma bala ou um chocolate, e durante um passeio encontrava um bebe, desses que ainda nem sabem andar, eu oferecia o meu doce, porque sempre dizem como é lindo dividir, mas os adultos me diziam “Nãooooooo, ele é muuuuuiiiitoooo pequeno, ainda não pode, o médico não deixa, senão vai ter dor de barriga.”
Já aconteceu assim alguma vez com vocês?
Mas que mundo é esse das comidas e da alimentação, não?! E esse mundo é muito importante, porque precisamos comer para crescer e continuar sempre aprendendo.
Por isso tudo, existem comidas que podemos comer e comidas que não, comidas que gostamos e comidas que não gostamos. Comidas que podemos comer juntas e outras que precisam ir separadas.
Os adultos dizem: “somos o que comemos”, isso quer dizer que se comemos direito, vamos poder crescer fortes e saudáveis.
E já que falamos de comidas, hoje me despeço de vocês dizendo: “Lechaim”
Moral da História: Somos o que comemos.
Refletindo: Se Deus fizesse a Cashrut hoje, quais seriam suas preocupações? Como nos alimentamos atualmente? O que interfere em nossa alimentação? Como mantermos os melhores hábitos para nós e para a sustentabilidade do mundo? Cashrut possui relação com a ecologia e o tikun olam?
Material Associado: Fome Come - Palavra Cantada

Nenhum comentário:

Postar um comentário