quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Terumá

Título: O importante se constrói entre todos.
Proposta de Versículos para adultos: Shemot (Éxodo) Capítulos 25:1-16
Personagens: Moshé, Povo de Israel. 
Materiais: Um boneco para Moshé e muitos bonecos para fazer o povo de Israel, blocos de brinquedo para construir (lego ou outros blocos), 2 objetos que façam as tabuas da lei (dois papeis com letras em hebraico), uma menorá.

Resumo: Deus sabia que os 10 mandamentos (tabuas da lei), que tinha
dado ao povo judeu, era muito importante, por isso pediu para que eles contruissem um lugar para deixar as tabuas guardadas. Como as tabuas eram para todo o povo de Israel, o lugar para guardá-las tinha que ser construído também por todo o povo. Assim todos se sentiriam parte desse lugar tão importante que iriam construir.
            A mesma coisa acontece em nossas casas e nossos jogos e brincadeiras. Quando temos um jogo ou alguma coisa que não queremos que quebre, devemos colocá-los em caixas, com muito carinho e então colocamos as coisas em lugares especiais.
            Deus deu a Moshé todas as instruções para poder construir o Mishkan, que é o nome desse lugar especial que falávamos. Cada pessoa do povo de Israel colocou um capacete de construtor e levou seu tijolo para a construção. O lugar ficou muito lindo. Era tão grande que parecia uma casa. Uma parte era para um refeitório, tinha uma grande mesa e em cima da mesa uma menorá para iluminar o espaço. Outra parte tinha um altar, era como uma grande cozinha. Um dos lugares mais importantes, o Aron, era onde se guardavam as tabuas. Era tão especial como a biblioteca de nossa casa.
            O Mishkan era muito grande a construção dele demorou muito tempo, mas o povo de Israel estava muito contente de ter começado essa nova tarefa tão importante e sempre, depois de um longo trabalho, todos tiram seus capacetes e se arrumam para descansar.

Moral da história: Quando temos muito trabalho, se dividimos ele entre todos tudo é mais fácil.
Refletindo: Qual a sensação de dividir algo? Sempre desejamos dividir? Existem momentos em que desejamos dividir e momentos que desejamos ficar sozinhos? Você se sente mal quando não quer dividir? Você acha que é obrigatório dividir sempre? Existem situações que não é necessário dividir? Quais? Existem diferença quando na sensação de dividir quando se deseja e dividir quando se é obrigado?
Material Associado: Alladin (filme); 
                                   Robin Hood (Livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário